Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

Histórico do Barroco

O Barroco foi o estilo que se manifestou em várias formas de arte na Europa Ocidental e na América Latina, da metade do século XVI ao final do século XVII. A arte barroca é monumental e plena de detalhes dramáticos.

Igreja de Sant'Agnese em Agone

     Contribuíram para a formação do Estilo Barroco três elementos da vida cultural da Europa Ocidental
  •   Os artistas, a partir da metade do século XVI, rebelaram-se contra a arte Renascentista, que era contida e primava pela harmonia, simplicidade e equilíbrio simétrico.
Por exemplo: Um arquiteto renascentista devia recorrer a elementos retangulares para alcançar perfeição e beleza. Os arquitetos barrocos, mais dramáticos, substituíram os elementos retangulares pelos curvos.

Pallacio Villa Capra - Arte Renascentista

Baldaquino de Bernini - Arte Barroca


  • ·         Muitos soberanos europeus pretendiam um estilo artístico que axaltasse seus reinos . Magníficos palácios barrocos, como Versalhes, na França e o Zwinger, na Alemanha, expressaram o poder e a autoridade do chefe de estado.
Palácio de Zwinger - Alemanha

Palácio de Versalhes - França

  • A Contra-Reforma nos século XVI (últimos anos) e XVII, que provocou um sentimento de exaltação religiosa em diversas parte da Europa. As igrejas barrocas representam o drama e a emoção desse movimento religioso.
Catedral de Santiago de Compostela

Costuma-se definir o Barroco europeu como a arte do explendor. Há uma estreita relação entre o desenvolvimento desta e as riquezas (pedras e metais  preciosos) das colônias recém-descobertas. Uma pequena minoria de pessoas abastardas da Itália, França, Espanha e Países Baixos procurou apoiar artistas que refletissem em suas obras a opulência das grandes fortunas.
No Brasil do Século XVIII, a adoção do Estilo Barroco vincula-se certamente com o descobrimento de minas e a consequente riqueza de algumas camadas da população. O Barroco brasileiro coincidiu com o nascimento da consciência nacional, ao mesmo tempo que a favoreceu. Contando com o apoio dos protetores das artes-paróquias, confrarias e associações religiosas tornou-se a primeira possibilidade de expressão artística do país.
A arquitetura barroca combinou de forma nova elementos clássicos e renascentistas, tais como, colunas, arcos e capitéis. Elementos curvos, impetuosos, tomavam o lugar de elementos retangulares e harmônicos. A escultura e a pintura passaram a desempenhar um papel mais importante nos projetos das construções, contribuindo para criar ilusão de amplidão e espaço.

Teto da capela de Santo Antonio-São João del Rei