Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Igreja de São Francisco de Assis

Frontão da igreja

Em substituição de uma primitiva capela de 1742, a atual igreja tem sua construção iniciada em 1774. A obra é de Francisco de Lima Cerqueira e Aniceto de Souza Lopes.
O portão da entrada principal é de ferro e datado de 1885 a 1895.
O paredão frontal que separa os dois lanços da escadaria é datado de 1874.
A balaustrada que delimita o adro possui balaústres de mármore ou pedra de Lioz, importados de Portugal e afixadas em 1880.
No frontispício, entre as torres há uma Cruz de Lorena (cruz de dois braços).
No tímpano, em pedra sabão, Aniceto, esculpiu o episódio do Monte Alverne, no qual São Francisco recebeu de Cristo crucificado os estigmas de sua paixão. Próximos estão frei Masseo e uma ovelhinha.
Na portada há uma coroa, esculpida em pedra única. Numa fita pedra lê-se Tota pulchra es, Maria, et macula originalis non est in Te – Após uma coroa de espinhos, estão lado a lado, os brasões de armas franciscano e português, ladeados por duas asas, onde no primeiro se veem um coração, dois pés e duas mãos, numa alusão aos estigmas de Cristo; no segundo os sete castelos e as cinco quinas portuguesas, também recordando as chagas de Cristo.
Em cima das cornijas laterais veem-se dois anjos. O da direita representa o anjo da morte; o outro de cimento (1924) seria o anjo da redenção com uma cruz e não uma caveira. O anterior foi destruído por um raio no século XIX.

Porta almofadada

O coro possui um grande vão livre e limite máximo de achatamento: o arco é em alvenaria. Uma cunha no centro, ao alto, é que une as duas metades.
A nave da igreja tem forma elíptica.
O teto, sustentado por 4 colunas de cada lado, de base em pedra sabão e no restante recobertas de madeira imitanto pedra, emborca-se sobre a nave.
Os altares laterais, cujas talhas o extinto Sphan em 1963 raspou o decapê branco, que em 1855 fora aplicado para um douramento que não ocorreu por falta de recursos.
No altar da esquerda do transepto cultua-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Já no altar da direita, que no alto há o escudo francês, venera-se São Luiz IX e, nos nichos laterais São Domingos de Gusmão e Santo Antônio de Pádua, atribuída a Aleijadinho.
No altar dos Bem-Casados veneram-se São Lúcio e Santa Bona, primeiros membros da Ordem Terceira, e nos nichos laterais São Pascoal Bailão e de São João Evangelista, também atribuída a Aleijadinho. No altar defronte está esculpida numa única peça de madeira, São Pedro de Alcântra, que tem por companhia, São Boaventura e São João Nepomuceno.
Os dois últimos altares são conhecidos como Altar do Pontífice. No primeiro contempla-se Papa Inocêncio III, rodeados por cardeais João de São Paulo e Heugolino della Gerardesca (Papa Gregório), entregando a São Francisco a bula de aprovação de sua Ordem (1209).

Imagem de São Francisco de Assis

Detalhe do teto da Capela-Mor

No segundo altar vê-se o abraço de São Francisco a Jesus Crucificado; nas laterais estão São Francisco de Paula e São José de Botas.
No alto do púlpito localiza-se a cruz Papal (de três braços), que simbolizam os amplos poderes que revestiam os papas medievais: o espiritual, o temporal e eclesiástico.
Nas paredes laterais da capela-mor duas telas representam a Última Ceia de Jesus e a outra Prisão de Jesus no Horto das Oliveiras, pintadas por Alexandre de Bierry, em 1879.
A talha possui um suave douramento datado de 1860, onde no centro está a Santíssima Trindade e nos nichos laterais estam as imagens roca de Santa Rosa de Viterbo e Santa Isabel da Hungria.
No trono-mor está representada a cena do Monte Alverne, logo abaixo a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O assoalho da igreja foi remodelado por completo em 1915, ainda na capela-mor jazia sepultado Francisco de Lima Cerqueira, que na igreja trabalhou.

Mais informações: http://www.votdesaofranciscodeassis.org.br









quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Saraus de Poesia na Biblioteca Municipal de São João del Rei-MG



Últimos domingos de cada mês.
Desde dezembro de 2003 a SAB vem atuando e levando nas tardes do último domingo de cada mês atividades culturais diversas como: Saraus de Poesia, Encontros literários, Apresentacão teatral e Músical.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sexta Musical




Lendas São-Joanenses

Durante a noite de São João as ruas ganham vida. Enquanto o guia apresenta nossa riqueza arquitetônica, de toda parte surgem personagens atípicos: um Padre amedrontado, uma bisbilhoteira, uma louca, uma senhora vingativa, um coronel amedrontador...
Estas são algumas lendas que enriquece e proporciona momentos de suspense e desconcentração, despertando o imaginário de todos que presenciam.
Premiado regionalmente pelo IPHAN, na categoria de salvaguarda de bens imateriais e indicado ao prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade no ano de 2010.

Apresentações:  03/11/2012, 17/11/2012 e 15/12/2012.
Local: Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Centro.
Horário:20 horas
Ingressos no local a 10,00
Contatos: (32) 8874-0458 / (32) 8844-0245











segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mês do Rosário

Mês do Rosário 2012 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário-São João del Rei-MG

A Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário convida a todos a participar do mês do Santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria



De 1° de outubro a 2 de novembro

Diariamente, as 18 horas será celebrada a Santa Missa seguida de recitação do Terço, Exposição e Benção do Santíssimo Sacramento.

21 de outubro-Domingo
Consagrado a Nossa Senhora dos Remédios

Santas Missas às 8h e 30m a as 18 horas. Após as missas será dada a Benção dos Enfermos.
Logo após a Missa das 18 h, além da Bênção dos Enfermos, haverá a recitação do terço, Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento.




28 de outubro-Domingo
Consagrado a Nossa Senhora do Rosário

Às 8h e 30m, Santa Missa Solene, na intenção dos ex-mesários e demais benfeitores da Confraria, seguida da recitação do terço.
Às 18 horas, Santa Missa em Ação de Graças pela passagem do Jubileu Áureo Sacerdotal do EX.mo e REV.mo SR. Dom Valdemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito de São João del Rei, em seguida de profissão de novos irmãos e da Solene Procissão com as venerandas imagens de N. Sra. Do Rosário, São Domingos de Gusmão e Santa Catarina de Sena com a participação, inclusive, dos Movimentos: Terço dos Homens e Terço das Mulheres.

À entrada da Procissão canto solene do Te Deum Laudamus e Bênção do SS. Sacramento.










Novena em Honra a Nossa Senhora Senhora do Pilar


A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento convida a todos a participar da Novena em honra a  Nossa Senhora do Pilar,na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del Rei-MG

3 a 11 de outubro


 Todos os dias às 18h 30min, confissões.
Às 19 horas, Santa Missa e, em seguida, solene novena com pregações que versarão sobre os seguintes temas:

1° Dia: Caminho da fé.
Participação da Paróquia de São Sebastião,de Santa Cruz de Minas.
Pregador: Padre Pedro Jesus Wiermann

2° Dia: Redescobrir e professar a fé.
Participação da Paróquia de Senhor Bom Jesus do Monte.
Pregador: Padre Ilton de Paula Resende

3° Dia: Testemunhar a fé.
Participação da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Pregador: Padre José Bittar

4° Dia: Em que cremos e o que vivemos.
Participação da Paróquia de São João Bosco.
Pregador: Padre Raimundo Dilermano Afonso

5° Dia: Buscar a verdade.
Participação dos Seminaristas da Diocese de SJDR e da Juventude.
Pregador: Padre Antônio Carlos Trindade da Silva

6° Dia: Jesus Cristo: “autor e consumador da fé” (Hb 12,2)
Participação da Paróquia da Imaculada Conceição.
Pregador: Padre Antônio Claret Albino.

7° Dia: Caminhada da fé a partir de Maria.
Participação da Paróquia de São Francisco de Assis
Pregador: Frei Jaime Eduardo Ribeiro.

8° Dia: Fé e caridade
Participação da Paróquia de São Judas Tadeu.
Pregador: Padre Claudir Possa Trindade.

9° Dia: Procurar a fé.
Participação da Paróquia de São José.
Pregador: Padre Fábio Rômulo Reis

Missa para os enfermos

11 de outubro-quinta-feira
Às 15 horas, missa para os enfermos com aplicação do sacramento da Unção dos enfermos.

Solenidade de Nossa Senhora do Pilar
12 de outubro-sexta-feira

Às 6h 10min, Liturgia das horas.
Às 7 horas, Missa.
Às 9h 30min, Missa Solene concelebrada, presidida pelo EX.mo Rev.mo. Sr.Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo Diocesano de São João del Rei.
Às 15h 30min, Missa para as crianças com participação da Catequese Paroquial.
Às 17h 30, Vésperas Solenes de Nossa Senhora com a Participação da Associação dos Coroinhas de Dom Bosco, da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Às 18h, Missa e Procissão com a veneranda imagem de Nossa Senhora do Pilar, abrilhantada pela Banda de Música “Theodoro de Faria”.
À entrada da Procissão, Missa, Canto Solene do Te Deum Laudamos e Bênção do Santíssimo Sacramento.

A parte musical

Atos Internos: Orquestra Lira Sanjoanense.
Procissão Banda de Música “Theodoro de Faria”