Total de visualizações de página

sábado, 11 de janeiro de 2014

Festa em Honra a São Sebastião

A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento (1711), da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, convidam a todos a participar das Festa em Honra a São Sebastião advogado contra a peste, a fome e a guerra.


A festa de São Sebastião é das mais antigas que se celebra em São João del Rei. Advogado contra a peste, a fome e a guerra, sua proteção tem sido invocada em nossa terra desde o longínquo ano de 1719, quando o Senado da Câmara fez celebrar, pela primeira vez, Missa Solene e procissão, como festa obrigatória do Reino.
A histórica imagem desde Santo Mártir que se venera na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar já existia na primitiva igreja que foi incendiada em 1709, na Guerra dos Emboabas.
São Sebastião foi homenageado pelos inúmeros músicos sanjoanenses, com diversas obras que são executadas anualmente pela Orquestra Lira Sanjoanense, que é responsável pela assistência musical da Festa de São Sebastião.
Durante muitos anos as festas de São Sebastião eram organizadas e promovidas por Comissões de Festas, constituídas de Provedor, Secretário, Tesoureiro e Procurador, nomeados pelo Pároco. Hoje a organização é confiada à Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Livro Piedosas e Solenes Tradições de Nossa Terra.