Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de março de 2014

Comemoração de Passos



Durante a Santa Quaresma, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, unindo-se em espírito aos sofrimentos de Cristo e de sua Mãe Santíssima, vive com intenso espírito de Fé e Religiosidade as Comemorações dos Passos,e, em comunhão com a igreja no Brasil, refletirá sobre a Campanha da Fraternidade.




A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, e como lema “É para a liberdade que Cristo nos Libertou”. (Gl 5,1)


Sexta-feira das Dores
28 de março


  • ·        Às 16 horas recitação do Terço das pelas mulheres.
 
  • ·        Às 19 horas, Santa Missa por intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.
 
  • ·        Às 20 horas, solene Procissão do Depósito da veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores, para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo.
 
Sábado de Passos
29 de março


  • ·        Às 16 horas, recitação do Terço pelos homens.

  • ·        Às 19 horas, Santa Missa por intenção da atual Mesa Administrativa da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.
  • ·        Às 20 horas, solene Procissão do Depósito da veneranda Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis.

 
Domingo do Encontro
30 de março

 
  • ·        Às 8 horas na Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, piedosa “Rasoura” de Nossa Senhora das Dores, em seguida, Santa Missa.

  • ·        Às 9h 15min, na Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, comovente “Rasoura” do Senhor Bom Jesus dos Passos, e em seguida, Missa Solene.
 
  • Às 18 horas, das supracitadas Igrejas, sairão as Procissões para o emocionante e doloroso Encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário. O comovente Encontro das duas piedosas imagens, relembrando um dos momentos mais tocantes do drama da redenção da humanidade, dar-se-á na Praça Barão de Itambé (Largo da Câmara).Ocupará a tribuna sacra o Ver.mo Sr. Frei César Cardoso Resende, OCD, o qual, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, à entrada da procissão, proferirá o Sermão do Calvário.



Setenário das Dores
04 a 10 de abril




Às 19 horas, Santa Missa , e em seguida, o piedoso Setenário, constando de orações e cânticos e as meditações sobre as Sete Dores de Maria Santíssima.



Soledade de Nossa Senhora das Dores
11 de abril




Às 19 horas Santa Missa, na intenção de todos os que cooperaram para a realização das Comemorações dos Passos neste ano. Após a Missa acontecerá o Sermão da Soledade.



Em seguida, Procissão com a Veneranda Imagem de Nossa Senhora das Dores, visitando as Capelas Passos, quando serão executados os Motetos das Dores, de autoria do Maestro Martiniano Ribeiro Bastos e Francisco de Paula Vilela. À entrada da Procissão Bênção com a relíquia do Santo Lenho.



As atos Solenes da Comemoração dos Passos serão presididos pelo EX.mo. e Ver.mo. Sr. Dom Célio de Oliveira Goulart, DD. Bispo Diocesano de São João Del Rei.

  A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos desde já agradece a todos que participarem.

Observação: As Missas da Sexta-feira das Dores (28/03/2014) , do Sábado de Passos (29/03/2014) , o Sermão do Encontro (30/03/2014) , o Setenário das Dores (De 04 a 10 de abril) e a Missa da Soledade de Nossa Senhora (11/04/2014) serão transmitidos ao vivo pela TV Campos de Minas.

A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos convida a todos interessados em ingressar na Irmandade a procurarem a Mesa Administrativa às sextas-feiras das 18h e 30min às 20 horas na Sacristia da Irmandade, na Catedral Basílica de Nossa do Pilar.

Parte Musical

Ao atos internos serão abrilhantados pela Orquestra Ribeiro Bastos. A Missa do Domingo do encontro, na Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, será abrilhantada pelo Coral da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, de Barbacena.

As procissões serão abrilhantadas pela Banda de Música Theodoro de Faria,  Banda de Música do 11° BI. Mth Regimento Tiradentes e a Banda de Música Municipal Santa Cecília.

Créditos Fotográficos: Acervo de fotos sacras de Aline Mendes da Sé e Programa Convite da Vanerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.