Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Posse da mesa Administrativa da Venerável Irmandade dos Passos.

A Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos (1733) convida a todos a participarem da Santa Missa dia 2 de maio, sexta-feira, as 19 horas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, por intenção dos irmão vivos e falecidos da Irmandade, e em seguida posse da mesa administrativa para o próximo bienio. Haverá participação da Orquestra Ribeiro Bastos.


Desde já a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos agradece a todos que participarem.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

A Melhor Semana Santa do Mundo



A Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento (1711) convida todo o povo de Deus a celebrar o Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, fato primordial de nossa Fé e centro de toda a liturgia da Igreja. A Semana Santa é semana do encontro com Cristo Ressuscitado: nas celebrações litúrgicas, na proclamação da Palavra de Deus e na pessoa dos irmãos e irmãs na fé.



Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

13 de abril





Às 6 horas, 7h 30m, 18h 15m e 19h – Santa Missa.

Às 9h 30min, Bênção dos Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguindo a Procissão até a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde será celebrada Missa Solene com o Canto da Paixão, todo em latim.

Às 18 horas, da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar sairá a festiva Procissão do Senhor do Triunfo e, em seguida será celebrada Missa com Pregação. No cortejo procissional o coro da Orquestra Ribeiro Bastos executa o moteto Glória Laus.




Segunda e Terça-feira Santas
14 e 15 de abril


Às 7 horas, 7h 30 min, 18h 30min e 19 horas, Santa Missa. (Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar).

Às 8h 30min, 15 horas e 19 horas: Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Às 19h 30min Via Sacra Solene na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.


Quarta-Feira Santa
16 de abril



Às 7horas, 7h 30min: Santa Missa.( Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar).

Às 8h 30min, 15 horas: Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Às 19 horas: Ofício de Trevas.( Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar). Mais informações sobre os Ofícios de Trevas acessar http://www.barrocosaojoaodelrei.blogspot.com.br/2013/03/semana-santa-2013-na-catedral-basilica.html

  

Quinta-Feira Santa
17 de abril



Às 9h 30min, Solene Missa Concelebrada pelo Exmo. E Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e pelos Revmos. Senhores Padres. Bênção dos Santos óleos dos Enfermos, do Sacro Crisma e dos Catecúmenos.

Às 14 horas – Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Às 17 horas, Missa Solene da Ceia do Senhor. Após a Santa Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado em Solene Procissão, para a Capela do Santíssimo, onde permanecerá até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, Desnudação dos Altares. Os fiéis são convidados, ao menos por alguns minutos, a fazer a sua adoração vigiando com o Senhor na noite de sua agonia. Venite Adoremus.

Às 20h 30min, na Praça Francisco Neves (atrás da Catedral), realizar-se-á o expressivo ato do Lava-pés.


Sermão sobre a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e sobre o preceito de Jesus Cristo, quanto ao amor fraterno.

Far-se-á, nesta ocasião. A Coleta da Caridade, em favor dos pobres.




Sexta-feira Santa
18 de abril


Às 8 horas, Matinas e Laudes.(Catedral Basílica de Nossa do Pilar).

Às 8h 30min, Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido, ás 12h 30min, o Sermão das Sete Palavras, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Às 15 horas, terá início a Solene Ação Litúrgica constando de: Liturgia da Palavra com Leituras e , cânticos, Canto da Paixão e a Oração Universal, Adoração da Cruz e Comunhão.(Catedral Basílica de Nossa do Pilar).




Descendimento da Cruz




Às 20h 30min, na Escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, realizar-se-á o comovente ato do Descendimento da Cruz, que terá como pregador o Ex.mo e Rev.mo Sr. Dom Darci José Nicioli, Bispo Auxiliar de Aparecida-SP.



Sábado Santo
19 de abril





Às 8h 30min, Matinas e Laudes.(Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar).

Às 8h 30min, Confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Vigília Pascal

Às 20 horas, início das solenidades da Vigília Pascal, que constará de: Bênção do fogo, preparação do Círio Pascal, Liturgia da Palavra com leituras, orações e cânticos, Liturgia Batismal com Bênção da água, Batismo e Renovação das Promessas do Batismo, Liturgia Eucarística.

Domingo da Páscoa
20 de abril

Às 7h 30m, 18 horas e 19 horas – Santa Missa.(Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar).

Às 9h 30m – Solene Missa Pontifical.(Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar).

Às 16 horas – Procissão do Santíssimo Sacramento.

Às 20 horas – Solene Coroação de Nossa Senhora.
Finalmente, para exaltar o triunfo de Nosso Senhor Jesus Cristo, vencedor da morte e do pecado, entoa-se o grandioso hino de ação de graças – Te Deum laudamos –



Parte Musical:

Os atos externos serão abrilhantados pela Banda de Música “Theodoro de Faria” e os atos internos pela Orquestra Ribeiro Bastos e a Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

As cerimônias do Ofício de Trevas, a Missa do Crisma, o Lava-Pés, o Descendimento da Cruz, a Santa Missa do Domingo de Páscoa e a Coroação de Nossa Senhora serão transmitidos ao vivo pela TV Campos de Minas e Rádio São João del Rei, 970AM e pelo endereço eletrônico www.radiosaojoaodelrei.am.br 
E pela primeira vez a TV Aparecida transmitirá ao vivo em rede nacional o Descendimento da Cruz às 20h30m, na sexta-feira da paixão.