Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

Histórico do Barroco

O Barroco foi o estilo que se manifestou em várias formas de arte na Europa Ocidental e na América Latina, da metade do século XVI ao final do século XVII. A arte barroca é monumental e plena de detalhes dramáticos.

Igreja de Sant'Agnese em Agone

     Contribuíram para a formação do Estilo Barroco três elementos da vida cultural da Europa Ocidental
  •   Os artistas, a partir da metade do século XVI, rebelaram-se contra a arte Renascentista, que era contida e primava pela harmonia, simplicidade e equilíbrio simétrico.
Por exemplo: Um arquiteto renascentista devia recorrer a elementos retangulares para alcançar perfeição e beleza. Os arquitetos barrocos, mais dramáticos, substituíram os elementos retangulares pelos curvos.

Pallacio Villa Capra - Arte Renascentista

Baldaquino de Bernini - Arte Barroca


  • ·         Muitos soberanos europeus pretendiam um estilo artístico que axaltasse seus reinos . Magníficos palácios barrocos, como Versalhes, na França e o Zwinger, na Alemanha, expressaram o poder e a autoridade do chefe de estado.
Palácio de Zwinger - Alemanha

Palácio de Versalhes - França

  • A Contra-Reforma nos século XVI (últimos anos) e XVII, que provocou um sentimento de exaltação religiosa em diversas parte da Europa. As igrejas barrocas representam o drama e a emoção desse movimento religioso.
Catedral de Santiago de Compostela

Costuma-se definir o Barroco europeu como a arte do explendor. Há uma estreita relação entre o desenvolvimento desta e as riquezas (pedras e metais  preciosos) das colônias recém-descobertas. Uma pequena minoria de pessoas abastardas da Itália, França, Espanha e Países Baixos procurou apoiar artistas que refletissem em suas obras a opulência das grandes fortunas.
No Brasil do Século XVIII, a adoção do Estilo Barroco vincula-se certamente com o descobrimento de minas e a consequente riqueza de algumas camadas da população. O Barroco brasileiro coincidiu com o nascimento da consciência nacional, ao mesmo tempo que a favoreceu. Contando com o apoio dos protetores das artes-paróquias, confrarias e associações religiosas tornou-se a primeira possibilidade de expressão artística do país.
A arquitetura barroca combinou de forma nova elementos clássicos e renascentistas, tais como, colunas, arcos e capitéis. Elementos curvos, impetuosos, tomavam o lugar de elementos retangulares e harmônicos. A escultura e a pintura passaram a desempenhar um papel mais importante nos projetos das construções, contribuindo para criar ilusão de amplidão e espaço.

Teto da capela de Santo Antonio-São João del Rei





6 comentários:

  1. Muito bacana essa visão geral que vocês deram sobre o Barroco.

    Uma pergunta: a partir do que foi dito sobre o desenvolvimento desse estilo por aqui, e do quanto ele contribuiu para a formação da nossa identidade enquanto nação, pode-se dizer que o Brasil é um país barroco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente um país barroco, mas o Barroco está presente em várias partes do Brasil.

      Excluir
    2. Com certeza. Eu falei mais no sentido de uma brincadeira, tentando imaginar como essa visão barroca, que seria responsável pelas primeiras produções artísticas e culturais originais de uma nação brasileira, poderia ter influenciado todo um desenvolvimento de consciência. Quero dizer: não era barroca a riqueza e a pobreza lado a lado no sec XVIII (como hoje); não era barroca uma gigantesca fonte de recursos naturais e tão pouca importância diante do poder internacional; não era barroca a própria relação agressiva e de tanta dependência entre brancos e negros? Disso tudo, o que ainda permanece? Ainda sentimos que essas discrepâncias são presentes, mas capazes de oferecer algo de valor?

      Excluir
  2. Gostei muito do blog. As informações apresentadas estão bem claras e consistentes. A título de sugestão gostaria de indicar a obra do escritor luso-baiano Gregório de Mattos (o "Boca do Inferno"), através da qual poderiam fazer incursões sobre o barroco na literatura brasileira. Além desse, vocês poderão consultar também o livro "O Barroco Mineiro: artes e trabalho" do historiador Caio Boschi.
    Não se esqueçam também de colocar as referências bibliográficas de onde o(s) texto(s) foi(ram) retirado(s).

    Grande abraço e parabéns!!!!
    Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Bruno agradecemos pelos elogios e pela indicação. Bom assim que pudermos colocaremos as referências bibliográficas.Grata.

    ResponderExcluir