Vista frontal de igreja
É a mais antiga igreja
de São João del-Rei, é datada de 1708. Nos anos de 1751 e 1936 a igreja foi
substancialmente modificada. A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário foi
benta pelo Vigário da Vara Padre Dr. Manuel Cabral Camelo, em 1719, no mesmo
local onde hoje se encontra. Onze anos antes, em primeiro de junho de 1708,
quando São João del-Rei ainda era arraial, foi fundada a Irmandade de Nossa
Senhora do Rosário e São Benedito. No dia 7 de Julho de 1720 foi colocada neste
templo a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
Vista da antiga igreja
Em 15 de fevereiro de
1751 iniciam-se as obras de reconstrução da Igreja do Rosário e as imagens de
Nossa Senhora do Rosário e de S. Benedito vão para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceram até
no dia 25 de dezembro de 1772. Em 1753, por acréscimo e remodelação, tomou as
atuais dimensões. Primitivamente o campanário era separado da igreja e ficava
ao lado esquerdo. Mais tarde foi construída uma torre ao centro da fachada, até
que, ameaçando cair, foi demolida em princípios deste século. Depois da torre
ter sido demolida, os sinos foram colocados na última janela, ao lado esquerdo
da fachada. Na década de 1930-1940 foram construídas as atuais torres que deram
novo aspecto arquitetônico ao frontispício e os sinos foram para a sineira à
esquerda. Agora a frente tem quatro janelas e uma porta, além das duas torres
quadrangulares.
Encostados na parede do
arco-cruzeiro se encontram dois altares de bonita
talha, com frontão elevado e dois anjos, um em cada altar, sustentando em um
dos braços um lado de cortina. O do lado esquerdo do observador é dedicado à
Nossa Senhora do Remédio, que se encontra dentro da abertura do retábulo, em um
pequeno trono. Degraus abaixo está a imagem de São Lourenço, paramentado de
diácono e com uma grelha na mão direita, lembrando como foi morto, e na mão
esquerda a palma do martírio. As peanhas laterais são ocupadas por São Vicente
Ferrer, do lado da epístola, e São Jacinto, do lado do evangelho. Têm dossel
com fundos imitando cortinas bem entalhadas na madeira. A mesa do altar tem uma
abertura em sua parte inferior e ai se encontra Nosso Senhor Morto. O altar do
outro lado é dedicado a São Benedito e Santo Antônio de Catalagirona, dois
santos pretos muito venerados. Em 1954 uma imagem de Nossa Senhora de Fátima,
por sinal muito bonita, foi ai entronizada. Ela foi esculpida por um artista
português, em cedro brasileiro enviado à Portugal. Antes de vir para São João
del-Rei, foi benta em Fátima e tocou na azinheira e na imagem lá venerada.
O arco-cruzeiro é
ornado por uma tarja, que tem em seu tímpano, bem ao centro, a Estrela que
guiou os Santos Reis Magos ao presépio de Belém. Aos lados estão dois Anjos em
tamanho natural.
A capela-mor, bem
espaçosa, tem iluminação natural através de quatro óculos, em forma ovalada,
dois de cada lado, rasgados nas paredes laterais. A talha da capela-mor é de
autoria do artista Luís Pinheiro de Sousa, o mesmo que serviu de mestre do
serviço do retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco de Assis. Quatro colunas de fustes estriados, base de canelura em espiral e
capitéis da ordem compósita, formam como que nichos ladeando a abertura do
trono e sustentam o entablamento que corre pelos lados.
Ao lado do Evangelho
fica a imagem de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, e do
outro lado está Santa Catarina de Sena. Em volutas, que se apoiam nas colunas,
encontram-se quatro anjos de grande formato.
Um dossel, junto ao
forro, ladeado por cabeças de anjos alados, cobre uma grande coroa e um rosário
rodeado de cinco querubins sobre nuvens que emitem raios dourados e dois anjos
nas extremidades apontam para o conjunto. O teto do camarim do trono é um dos
mais bem trabalhados e artísticos da cidade. Tem ao centro uma rosácea, na
interseção das nervuras que se cruzam; pequenas rosáceas acham-se colocadas no
interior dos triângulos formados pelos cruzamentos. Do alto dos degraus do
trono, Nossa Senhora do Rosário domina e abençoa os fiéis, esculpida em dois
blocos de madeira de lei, é, talvez, a mais bonita obra escultural e artística
existente nas igrejas da cidade, pela perfeição e beleza de seus traços e
encarnação.
Em seu
frontispíciose destaca a portada e pedra granítica, datada de 1753, sendo que
suas torres em concreto armado construídas por Rosino Bacarini e inaugurada no
ano de 1936.
Logo à
entrada pela porta principal, vemos à esquerda, uma gruta em oragon a Nossa
Senhora de Lourdes que foi adquirida em Paris.
Do lado oposto
observa-se Nossa Senhora de Fátima esculpida em cedro brasileiro.
Em nichos
laterais da campela-mor veem-se as imagens de roca de São Domingos de Gusmão,
fundador da Ordem e Santa Catarina de Sena reformadora da Ordem.
Nos altares
da nave junto ao transepto observa-se no lado da epístola, as imagens de São
Benedito e Santo Antônio Noto, todos em roca. Em nichos laterais pequenas
imagens de São Libório e São Tomás de Aquino.
No altar do
lado do evangelho (nave) vemos Nossa Senhora dos Remédios e São Lourenço e nos
nichos laterais São Jacinto e São Vicente Ferrer.
O autor da
talha da capela-mor é de Luiz Pinheiro de Souza e o escultor é Antônio
Francisco Sarzeda.
Imagem de Nossa Senhora do Rosário
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