Frontão da igreja
Em substituição de uma primitiva capela de 1742, a
atual igreja tem sua construção iniciada em 1774. A obra é de Francisco de Lima
Cerqueira e Aniceto de Souza Lopes.
O portão da entrada principal é de ferro e datado de
1885 a 1895.
O paredão frontal que separa os dois lanços da
escadaria é datado de 1874.
A balaustrada que delimita o adro possui balaústres de
mármore ou pedra de Lioz, importados de Portugal e afixadas em 1880.
No frontispício, entre as torres há uma Cruz de Lorena
(cruz de dois braços).
No tímpano, em pedra sabão, Aniceto, esculpiu o
episódio do Monte Alverne, no qual São Francisco recebeu de Cristo crucificado
os estigmas de sua paixão. Próximos estão frei Masseo e uma ovelhinha.
Na portada há uma coroa, esculpida em pedra única.
Numa fita pedra lê-se Tota pulchra es, Maria, et macula originalis non est in
Te – Após uma coroa de espinhos, estão lado a lado, os brasões de armas
franciscano e português, ladeados por duas asas, onde no primeiro se veem um
coração, dois pés e duas mãos, numa alusão aos estigmas de Cristo; no segundo
os sete castelos e as cinco quinas portuguesas, também recordando as chagas de
Cristo.
Em cima das cornijas laterais veem-se dois anjos. O da
direita representa o anjo da morte; o outro de cimento (1924) seria o anjo da
redenção com uma cruz e não uma caveira. O anterior foi destruído por um raio
no século XIX.
Porta almofadada
O coro possui um grande vão livre e limite máximo de
achatamento: o arco é em alvenaria. Uma cunha no centro, ao alto, é que une as
duas metades.
A nave da igreja tem forma elíptica.
O teto, sustentado por 4 colunas de cada lado, de base
em pedra sabão e no restante recobertas de madeira imitanto pedra, emborca-se
sobre a nave.
Os altares laterais, cujas talhas o extinto Sphan em
1963 raspou o decapê branco, que em 1855 fora aplicado para um douramento que
não ocorreu por falta de recursos.
No altar da esquerda do transepto cultua-se uma imagem
de Nossa Senhora da Conceição. Já no altar da direita, que no alto há o escudo
francês, venera-se São Luiz IX e, nos nichos laterais São Domingos de Gusmão e
Santo Antônio de Pádua, atribuída a Aleijadinho.
No altar dos Bem-Casados veneram-se São Lúcio e Santa
Bona, primeiros membros da Ordem Terceira, e nos nichos laterais São Pascoal
Bailão e de São João Evangelista, também atribuída a Aleijadinho. No altar
defronte está esculpida numa única peça de madeira, São Pedro de Alcântra, que
tem por companhia, São Boaventura e São João Nepomuceno.
Os dois últimos altares são conhecidos como Altar do
Pontífice. No primeiro contempla-se Papa Inocêncio III, rodeados por cardeais
João de São Paulo e Heugolino della Gerardesca (Papa Gregório), entregando a
São Francisco a bula de aprovação de sua Ordem (1209).
Imagem de São Francisco de Assis
Detalhe do teto da Capela-Mor
No segundo altar vê-se o abraço de São Francisco a
Jesus Crucificado; nas laterais estão São Francisco de Paula e São José de
Botas.
No alto do púlpito localiza-se a cruz Papal (de três
braços), que simbolizam os amplos poderes que revestiam os papas medievais: o
espiritual, o temporal e eclesiástico.
Nas paredes laterais da capela-mor duas telas
representam a Última Ceia de Jesus e a outra Prisão de Jesus no Horto das
Oliveiras, pintadas por Alexandre de Bierry, em 1879.
A talha possui um suave douramento datado de 1860,
onde no centro está a Santíssima Trindade e nos nichos laterais estam as
imagens roca de Santa Rosa de Viterbo e Santa Isabel da Hungria.
No trono-mor está representada a cena do Monte
Alverne, logo abaixo a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O assoalho da igreja foi remodelado por completo em
1915, ainda na capela-mor jazia sepultado Francisco de Lima Cerqueira, que na
igreja trabalhou.
Mais informações: http://www.votdesaofranciscodeassis.org.br
Essa é a igreja que acho mais linda em São JOão... Embora todas sejam lindíssimas...
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