Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos 280 anos de Fé, Tradição e Cultura.



Fundada em dezembro de 1733 ereta canonicamente por Dom Frei Antônio de Guardalupe, bispo do Rio de Janeiro, com aprovação real de Dom José em 18 de julho de 1767. Quarta Irmandade constituída em São João del Rei, com sede na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em plena atividade.
O altar da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos é o primeiro da direita de quem entra pela porta principal da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. O altar é em estilo Barroco com colunas salomônicas que dão idéia de movimento. No Camarim do altar observam-se as imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

Altar da Irmandade
  




A finalidade específica da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos é a comemoração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como, vias-sacras solenes, procissões de depósitos, procissão do encontro, encomendação de almas, procissão da Soledade de Nossa Senhora e a veneração das sete dores de Maria Santíssima.
A indumentária da Irmandade é o balandrau roxo, isto é, opa para os homens e murça para as mulheres, a Irmandade possui ainda um cemitério para sepultamento das pessoas a ela filiadas.


Irmãos da Irmandade



A música na Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos até 1846 era executada pelos antigos coros existentes na cidade. A partir desta data, a Orquestra Ribeiro Bastos, fundada por Francisco José das Chagas em 1840 foi contratada, anteriormente havia o coro que hoje se constitui a Lira São-Joanense que fez música com contrato inscrito em 1802 assinado pelo mestre de música Padre  José Joaquim de Miranda, que se comprometia a fazer música na Irmandade dos Passos durante a quaresma. Hoje a Orquestra Ribeiro Bastos é responsável pela música em todas as celebrações que a Irmandade promove, executando motetos em latim.
            As Bandas de música Theodoro de Faria, Banda do 11° Batalhão de Infantaria “Regimento Tiradentes” e a Banda Municipal de Música Santa Cecília abrilhantam os atos externos durante as celebbrações quaresmais.
         O emblema da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos é constituído pelos estigmas de Cristo.





            Durante a Santa Quaresma, a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, unindo-se em espírito aos sofrimentos de Cristo e de Sua mãe Santíssima, vive com intenso espírito de Fé e Religiosidade as Comemorações dos Passos.

             Os interessados em ingressar na Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos podem procurar a Mesa Administrativa às sextas-feiras, das 18h e 30min às 20 horas no concistório da Irmandade, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Maiores informações passosedores.blogspot.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário