Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Homenagem ao Jubileu Áureo (50 anos de Sacerdócio) de Dom Waldemar Chaves de Araújo


Dom Waldemar nasceu na cidade de Bom Despacho, estado de Minas Gerais, aos 23 de junho de 1934, sendo filho de Sudário Gonçalves de Araújo e D. Maria Felipe do Carmo e tendo como irmãos Desi, Antônio, Antônia, Izabel e Henrique.Cursou o ensino fundamental em sua cidade natal, fez o curso médio em Dores do Indaiá e Munhumirim e graduou-se em Filosofia e Teologia em Diamantina/MG, tendo sido ordenado sacerdote em 1962, em sua terra natal.
Em 1966, quando exercia ativamente suas atividades pastorais na Diocese de Luz/MG, foi a Bruge (Bélgica), onde fez especialização em Liturgia Pastoral, Sociologia e Psicologia. Voltando ao Brasil, retomou suas atividades na Diocese de Luz, com intenso trabalho em todas as comunidades que o acolheram. Foi Cura da Catedral, coordenador de Pastoral e Diretor da Faculdade de Ciências Humanas de Luz, que ele ajudou a fundar, preparando com carinho suas instalações. Outros trabalhos lhe foram solicitados, os quais exerceu com eficácia desejada, como Diretor das Obras das Vocações Sacerdotais, Coordenador da Pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Vigário Paroquial e Pároco das cidades de Lagoa da Prata e Formiga.
Em 1978, foi agraciado com o título de Monsenhor. Quando recebeu a notícia de sua nomeação para Bispo, no dia 7 de dezembro, Dom Waldemar assumia o cargo de Reitor do Seminário Diocesano de Luz e Diretor da Faculdade do Alto São Francisco-FASF, de Luz. Como Bispo de Teófilo Otoni/MG, foi Assistente Regional do Encontro de Casais com Cristo –ECC.
Como Bispo da Diocese de São João del Rei, construiu o novo prédio do Seminário Propedêutico São Tiago, foi Assistente Regional da Pastoral Familiar, membro da Academia de Letras de São João del Rei, sendo desde 1994, o Assistente Episcopal do Instituto Missio (Padres e Diáconos para assistirem os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos).


O Brasão


Como se pode observar, três partes profundamente significativas compõem o brasão de Sua Exa. Reverendíssima, a saber:

As águas, que fazem referência ao nome “Waldemar”, que significa “as muitas águas”. “O pastor deve conduzir seu rebanho às águas frescas da salvação”. (Sl 22)

As chaves, que também estão presentes no nome do Bispo, representam as chaves Pontíficias e expressam obediência ao Chefe Supremo da Igreja, o Santo Padre o Papa. (Is 22,22)

A Cruz e o Campo Vermelho que fazem alusão à árvore e ao altar do sacrifício. (Gn22,9), tendo também como referência o nome do Bispo: “Araújo”, que quer dizer “árvore”, e “Ara” significa “altar”.

Concluindo com o lema: “Oportet Oboedire Deo: É preciso obedecer a Deus” (At 5,29).

Terminamos aqui nossa eterna gratidão àquele que por muitos anos nos conduziu em seu rebanho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário