Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Semana do Patrono
60 anos de fundação do Conservatório
1953 - 2013

Dia 20 de agosto - Terça-feira - 20h- Banda Sinfônica São João del Rei;

Dia 21 de agosto-Quarta-feira - 21h - Coral "da boca pra fora" e Big Band do CEM (Conservatório Estadual de Música);

Dia 22 de agosto - Quinta-feira - 19h30m - Grupo de percussão;
 20h - Corais do Conservatório Estadual de Música;

Dia 23 de agosto - Sexta-feira - 19h30m - Fanfarra da Fundação Bradesco;
Abertura da Exposição de fotos e materiais alusivos aos 60 anos da fundação do Conservatório Estadual de Música;
20h - Orquestra Lira Sanjoanense;

Dia 24 de agosto - Sábado - 18h - Missa emAção de Graças, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com participação da Orquestra Ribeiro Bastos;
20h - Concerto com a Orquestra do Concervatório.

Os concertos serão realizados no Teatro do Conservatório e a antrada é franca.
O Conservatório se encontra na Rua Padre José Maria Xavier , n° 164 no Centro histórico de São João del Rei - MG

Abaixo falaremos um pouco sobre Padre José Maria Xavier que é o Patrono do Conservatório Estadual de Música.

Busto de Padre José Maria Xavier - Defronte a Igreja de Nossa Senhora do Rosário -

 Padre José Maria Xavier nasceu em 23 de agosto de 1819 em São João del Rei - MG. Em 1776, seu avô materno, José Joaquim de Miranda, foi fundador de uma companhia de música que mais tarde se transformaria na Orquestra Lira Sanjoanense.
Iniciou os estudos musicais com o tio, Francisco de Paula Miranda, e aos oito anos de idade já exercia as funções de tiple (menino cantor). Estudou também violino e clarineta. Seua estudos humanísticos foram realizados em São João del Rei, incluindo francês, história, geografia e filosofia.
Em 1845 ingressou no Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte, em Mariana - MG e, pelo grau de estudos alcançados, recebeu o presbiterato em apenas um ano.
Sua primeira composição data de 1839, "Qui sedes", para baixo e pequena orquestra, composta sobre um tema de Rossini, compositor que muito o influenciou. Para o tenor Antônio Gonçalves de Lima, José Maria dedicou um "Veni Crestor Spiritus" e  o vibrante "Assumpta Est", ambas de cunho virtuosístico.
Sua obra mais conhecida é a que dedicou à Semana Santa - Matinas e Laudes, também denominada Ofício de Trevas, escrita para uma formação peculiar - cordas, 1 flauta, 1 clarineta, 1 trompete e 2 trompas. Talvez a falta de um oboísta na cidade tenha forçado o compositor a substituí-lo pelo trompete, que desempenha papel melódico, muito diferente dos compositores do período clássico. Muitas vezes a parte do violoncelo e contrabaixo era duplicada, nos fortes, com o oficleide, instrumento que caiu em desuso. A obra data de 1871, tendo sido executada pela primeira vez na Semana Santa de 1872.
A maior parte de sua obras encontra-se em manuscritos nos arquivos das bicentenárias Orquestras Lira Sanjoanense e Ribeiro Bastos, ambas em São João del Rei. O compositor faleceu em 1887 e está enterrado no cemitério da Boa Morte em São João del Rei.

FONTES:

Cd Ofício de Trevas - Padre José Maria Xavier - Volume I
 Crédito Fotográfico: Cris Carezzato
Agradecimento a Cristiano Bosco da Sé pela gentileza de sempre estar comigo nos eventos de música, tanto sacra como profana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário