Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Semana Santa dos Mulatos


A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte dos Homens Pardos foi fundada na década de 1720, e elevada à Confraria em 1858, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana, e tem o título de Venerável pela sua antiguidade, podendo usar o hábito talar (vestimenta) na cor azul.


É obrigação estatuária manter e divulgar a devoção mariana sob os títulos da Boa Morte, Assunção e Glória, celebrando anualmente as solenidades de Trânsito e Assunção da Baetíssima Virgem Maria. De 5 a 13 de agosto: Novena preparatória com missa, exercício da novena com pregação; dia 14 de agosto: Vigília da Assunção, Missa da Vigília, Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte e a singular cerimônia do sepultamento de Nossa Senhora. Dia 15 de agosto: Missa Solene concelebrada, procissão de Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da Glória, sermão e canto solene do Te Deum Laudamus, encerrando-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Em todas as quartas-feiras do ano, celebra-se a Santa Missa pelos irmãos e irmãs, vivos e falecidos; após a missa, cerimônia no altar da Confraria e depois, no consistório, orações em sufrágio dos falecidos.

Também esta Irmandade aceitava negros, principalmente mulatos e forros, como irmãos. Muitos desses foram grandes artífices e notáveis músicos. Não é sem sentido o fato que, tradicionalmente, tem sido a Orquestra Lira Sanjoanense que toca nas solenidades de Trânsito e Assunção de Nossa Senhora.Com efeito essa foi sempre a Orquestra dos negros, apelidada de “rapadura”, devido a cor de seus músicos.

A Irmandade em tempos pretéritos chegou a pensar na edificação de sua igreja na cidade, tendo inclusive adquirido para isso um terreno, próximo da ponte da Intendência (atual ponte da Cadeia). Talvez a falta de recursos levou-a a desistir da empreitada permanecendo sempre sediada na Catedral. O historiador Luiz de Melo Alvarenga admite que essa Irmandade veio substituir uma anterior Irmandade do Nossa Senhora do Pilar.

No passado a solene novena era oficiada por três padres revestidos de capa de asperges; depois com paramentos da missa solene, isto é, capa de asperges (vestimenta eclesiástica, de forma semicircular e aacolchetada na parte frontal, usada, entre outras funções, nas aspersões dos fiéis. Também designada como pluvial, capa pluvial ou capa magma. Como veste litúrgica, é conhecida desde o século IX, substituindo a casula, que passou a ser usada exclusivamente na missa) e dalmáticas (veste litúrgica usada sobre a alva por diáconos e subdiáconos durante as missas solenas. Semelhante a uma casula, apresentamangas largas e abartas, desprovidas de costuras. Deve ser confeccionada com o mesmo tecido da casula do celebrante. Como os paramentos toma as cores litúrgicas. No século II, era adotada pelos romanos como vestimenta de luxo dos dálmatas. Tornou-se no século seguinte, veste litúrgica, a princípio reservada ao Sumo Pontífice e depois para seus diáconos.).

Durante todo o dia 14 de agosto, a veneranda imagem de Nossa Senhora da Boa Morte é exposta à veneração dos fiéis como Vigília da Assunção, em turnos de orações com o apoio da Legião de Maria e mais associações pias.

Após a procissão do Trânsito de Nossa Senhorada Boa Morte, cujo esquife é carregado por sacerdotes, a veneranda imagem é retirada do esquife e depositada no sepulcro, na capela-mor  (capela principal, onde fica o altar –mor da igreja) da Catedral do Pilar.

Sepulcro


A novena tem para todos os dias uma música própria de compositores Sanjoanenses.
Há alguns anos atrás durante a novena se colocava no altar-mor da Catedral as imagens da Santíssima Trindade, Nossa Senhora da Boa Morte e os onze apóstolos rodeando o esquife de Nossa Senhora.Hoje como podemos observar nas fotos abaixo somente Nossa Senhora da Boa Morte, João Evangelista e Maria Madalena são colocadas no altar.




Não podemos esquecer do toque dos sinos que enriquece ainda mais a Solenidade, visto que, São João del Rei é conhecida como a “Cidade onde os Sinos falam”.No dia 13 de agosto após a novena,ouve-se um toque muito especial chamado de “Senhora é Morta” .Esse toque é tocado também durante todo o dia 14 de agosto. Ele é tocado três vezes de hora em hora, sendo que às 12h 15min, 15h , 18h e na hora da procissão toque com dobre.

Também conhecida como Semana Santa dos Mulatos devido ao fato que antigamente a missa era celebrada somente pela manhã, porém depois de Pio XII para cá  a missa passou a ser celebrada no período vespertino. Portanto, em tempos idos na Solenidade da Trânsito e Assunção, a novena era celebrada com Matinas e Laudes, isso faz com que se assemelhe com a Tradicional Semana Santa de São João del Rei. A orquestra executava partes como responsórios, salmos, lições etc. As pessoas que faziam parte da Confraria eram, em sua maioria, mulatos. Além disso, a maioria dos músicos da Orquestra Lira Sanjoanense (1776) , a mais antiga das Américas e a segunda mais antiga do mundo, também eram mulatos e daí o apelido de “rapadura”. Existia também o Ofício de Nossa Senhora da Boa Morte, que infelizmente hoje não é mais realizado. Uma grande perda para a cultura sanjoanense, visto que, o ofício era realizado com todo o esplendor e solenidade. No ano de 2011 houve um resgate das Matinas de Nossa Senhora, no dia 14 de agosto após a procissão do enterro de Nossa Senhora foi rezado o Ofício. Houve a participação do Canto Gregoriano realizado pela Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e Coro Polifônico com acompanhamento da Orquestra Lira Sanjoanense .
Ao término da procisão de Nossa Senhora da Boa Morte , no dia 14 de agosto, na capela-mor da Catedral a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte é enterrada em uma urna. Enquanto a imagem está sendo enterrada a orquestra executa motetos alusivos a Nossa Senhora.

O Papa Pio XII em primeiro de novembro de 1950 promulga o dogma dizendo que: “Nossa Senhora depois de ter cumprido sua missão na terra, subiu ao céu de corpo e alma”. Segundo consta é que os apóstolos  depois de três dias foram ao túmulo de Maria para mostrar a São Tomé, que não estava acreditando na morte da Virgem, quando entraram no sepulcro o encontraram vazio. Portanto Maria foi elevada aos céus.

Fontes:

Créditos fotográficos: Acervo de fotos sacras de Aline da Sé.
Texto: Aline da Sé.
www.museudaliturgia.com.br
Novenários
Livreto da Assunção da Baetíssima Virgem Maria-Matinas- In Assumptióne Beatae Mariae Vírginis - Ad Matutinum-
Documentário Senhora da Boa Morte, produzido por João Paulo Viegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário