Total de visualizações de página

domingo, 16 de setembro de 2012

Breve histórico sobre a formação de São João del Rei


Tomé Portes del Rei (minerador paulista) estabeleceu-se nas margens do Rio das Mortes (Porto Real da Paisagem-Matosinhos) com familiares, escravos e agregados fundando o 1º núcleo de povoamento da região. Tomé fornecia alimentos, concedia pouso e proporcionava para os viajantes canoas para a travessia do rio, sendo ainda nomeado guarda-mor.
Por volta de 1702 possivelmente com orientação de João de Sirqueira Afonso, minerador com prática Tomé encontrou o 1º ouro da região no córrego de Santo Antônio (ali começa a se formar a atual cidade de Tiradentes, conhecida primeiramente como Arraial Velho e em 1718 elevado à categoria de Vila(São João del Rei).
Arraial do Rio das Mortes - Por volta de 1704-1705 foi encontrando ouro no ribeirão de São Francisco Xavier, ao norte da encosta da Serra do Lenheiro por Lourenço Costa (escrivão no Porto Real da Passagem). Com a descoberta, as datas foram repartidas entre várias pessoas que começaram a explorá-las. Pouco tempo depois, o português Manoel José de Barcelos encontra mais ouro na encosta sul da Serra do Lenheiro, num local chamado Tejuco. Aí se fixa o primeiro núcleo de povoamento que daria origem ao Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, mais tarde Arraial Novo do Rio das Mortes.
Como outros arraiais mineradores, o povoado surge a partir de uma capela erguida (em oragon a Nossa Senhora do Pilar).
As rivalidades e a disputa pela posse de datas auríferas geram conflitos permanentes, que culminaram em 1708 com a guerra dos Emboabas.

São João del Rei antiga-Pintura de Rugendas

Guerra dos Emboabas

Como foram os paulistas que abriu o caminho para a descoberta do ouro, mais como a pedra era valiosa várias pessoas de vários lugares do Brasil e principalmente Portugal queriam também explorar as minas, essa disputa de ouro entre Paulistas e Emboabas ficou conhecida como Guerra os Emboabas.
Os conflitos começaram em 1708, mas foi em 1709 que ficaram mais violentos. Os emboabas, que dispunham de mais recursos venceram os paulistas. Estes recuaram para perto do Rio das Mortes. Bentos do Amaral Coutinho com sua tropa e mais reforço dos Emboabas fez um cerco ao lugar onde situavam os paulistas e, após ligeiro combate os paulistas se renderam com garantia de vida, mas os prisioneiros foram levados à presença do comandante que ordenou a execução de todos. Esse fato ficou conhecido como Capão da Traição. Os paulistas voltam a São Paulo e organizam um exército contra o Arraial Novo do Rio das Mortes, enquanto isso os Emboabas sob orientação de José Matol fortificou o Arraial que foi incendiado.
Consequencias da guerra:
* Paulistas e Emboabas puderam explorar as minas.
* Foi criada a capitania de São Paulo e das Minas do Ouro, separando-as do R. J. e nomeou um governador especial para as Minas, a fim de melhor controlar a região, o Antônio Albuquerque que se fixou em mariana (1ª vila de M.G).

O Arraial fortificado no Porto Real da Passagem

Os Emboabas inseguros, fizeram suas moradas próxima ao Porto Real da Passagem. Esse Arraial dentro de uma fortaleza de forma pentagonal planejada por José Matol, mais tarde acalmado os ânimos, os Emboabas voltam a morar no Arraial Novo, nas proximidades da atual capela do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário