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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Vista frontal de igreja


É a mais antiga igreja de São João del-Rei, é datada de 1708. Nos anos de 1751 e 1936 a igreja foi substancialmente modificada. A primeira capela de Nossa Senhora do Rosário foi benta pelo Vigário da Vara Padre Dr. Manuel Cabral Camelo, em 1719, no mesmo local onde hoje se encontra. Onze anos antes, em primeiro de junho de 1708, quando São João del-Rei ainda era arraial, foi fundada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. No dia 7 de Julho de 1720 foi colocada neste templo a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Vista da antiga igreja

Em 15 de fevereiro de 1751 iniciam-se as obras de reconstrução da Igreja do Rosário e as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de S. Benedito vão para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde permaneceram até no dia 25 de dezembro de 1772. Em 1753, por acréscimo e remodelação, tomou as atuais dimensões. Primitivamente o campanário era separado da igreja e ficava ao lado esquerdo. Mais tarde foi construída uma torre ao centro da fachada, até que, ameaçando cair, foi demolida em princípios deste século. Depois da torre ter sido demolida, os sinos foram colocados na última janela, ao lado esquerdo da fachada. Na década de 1930-1940 foram construídas as atuais torres que deram novo aspecto arquitetônico ao frontispício e os sinos foram para a sineira à esquerda. Agora a frente tem quatro janelas e uma porta, além das duas torres quadrangulares.


Encostados na parede do arco-cruzeiro se encontram dois altares de bonita talha, com frontão elevado e dois anjos, um em cada altar, sustentando em um dos braços um lado de cortina. O do lado esquerdo do observador é dedicado à Nossa Senhora do Remédio, que se encontra dentro da abertura do retábulo, em um pequeno trono. Degraus abaixo está a imagem de São Lourenço, paramentado de diácono e com uma grelha na mão direita, lembrando como foi morto, e na mão esquerda a palma do martírio. As peanhas laterais são ocupadas por São Vicente Ferrer, do lado da epístola, e São Jacinto, do lado do evangelho. Têm dossel com fundos imitando cortinas bem entalhadas na madeira. A mesa do altar tem uma abertura em sua parte inferior e ai se encontra Nosso Senhor Morto. O altar do outro lado é dedicado a São Benedito e Santo Antônio de Catalagirona, dois santos pretos muito venerados. Em 1954 uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, por sinal muito bonita, foi ai entronizada. Ela foi esculpida por um artista português, em cedro brasileiro enviado à Portugal. Antes de vir para São João del-Rei, foi benta em Fátima e tocou na azinheira e na imagem lá venerada.
O arco-cruzeiro é ornado por uma tarja, que tem em seu tímpano, bem ao centro, a Estrela que guiou os Santos Reis Magos ao presépio de Belém. Aos lados estão dois Anjos em tamanho natural.


A capela-mor, bem espaçosa, tem iluminação natural através de quatro óculos, em forma ovalada, dois de cada lado, rasgados nas paredes laterais. A talha da capela-mor é de autoria do artista Luís Pinheiro de Sousa, o mesmo que serviu de mestre do serviço do retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco de Assis. Quatro colunas de fustes estriados, base de canelura em espiral e capitéis da ordem compósita, formam como que nichos ladeando a abertura do trono e sustentam o entablamento que corre pelos lados.
Ao lado do Evangelho fica a imagem de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, e do outro lado está Santa Catarina de Sena. Em volutas, que se apoiam nas colunas, encontram-se quatro anjos de grande formato.
Um dossel, junto ao forro, ladeado por cabeças de anjos alados, cobre uma grande coroa e um rosário rodeado de cinco querubins sobre nuvens que emitem raios dourados e dois anjos nas extremidades apontam para o conjunto. O teto do camarim do trono é um dos mais bem trabalhados e artísticos da cidade. Tem ao centro uma rosácea, na interseção das nervuras que se cruzam; pequenas rosáceas acham-se colocadas no interior dos triângulos formados pelos cruzamentos. Do alto dos degraus do trono, Nossa Senhora do Rosário domina e abençoa os fiéis, esculpida em dois blocos de madeira de lei, é, talvez, a mais bonita obra escultural e artística existente nas igrejas da cidade, pela perfeição e beleza de seus traços e encarnação.
Em seu frontispíciose destaca a portada e pedra granítica, datada de 1753, sendo que suas torres em concreto armado construídas por Rosino Bacarini e inaugurada no ano de 1936.
Logo à entrada pela porta principal, vemos à esquerda, uma gruta em oragon a Nossa Senhora de Lourdes que foi adquirida em Paris.
Do lado oposto observa-se Nossa Senhora de Fátima esculpida em cedro brasileiro.
Em nichos laterais da campela-mor veem-se as imagens de roca de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem e Santa Catarina de Sena reformadora da Ordem.
Nos altares da nave junto ao transepto observa-se no lado da epístola, as imagens de São Benedito e Santo Antônio Noto, todos em roca. Em nichos laterais pequenas imagens de São Libório e São Tomás de Aquino.
No altar do lado do evangelho (nave) vemos Nossa Senhora dos Remédios e São Lourenço e nos nichos laterais São Jacinto e São Vicente Ferrer.
O autor da talha da capela-mor é de Luiz Pinheiro de Souza e o escultor é Antônio Francisco Sarzeda.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário








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