Total de visualizações de página

domingo, 16 de setembro de 2012

Como o Barroco chegou na América Latina e no Brasil

O Barroco chegou à America Latina com os missionários jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. Os primeiros templos surgem como uma transplantação cultural, que utilizava modelos arquitetônicos e de peças construtivas e decorativas trazidas direto de Portugal.

A arte Barroca chegou ao Brasil no século XVII, com as grandes missões colonizadora da poderosa Companhia de Jesus, e mesmo apesar de diversas etapas e aspectos variados, veio banhado de informações européias. Enquanto as cidades litorâneas brasileiras revelavam um barroco transplantado, copiado da Europa. Nas montanhas de Minas Gerais surge um barroco bem brasileiro, com artistas da região produzindo obras com matéria-prima da própria região, mostrando soluções e fórmulas inéditas.

O Barroco em Minas Gerais tem seu começo através das descobertas do ouro. A vida urbana em Minas Gerais era maior e os habitantes formavam uma sociedade exibicionista onde se dava muita importância à ostentação da riqueza, e construção de belas casas e grandes igrejas era a forma de expor o luxo e a riqueza.

O Barroco, com suas formas exuberantes, foi o estilo que predominou, pois tinha como objetivo ofuscar os sentidos, afirmar o esplendor divino, conquistar a alma e maravilhar e extasiar os fiéis.

Em várias partes de Minas Gerais as irmandades religiosas multiplicaram as construções e cada uma tentou fazer de sua igreja a mais rica, as igreja guardam verdadeiros tesouros em altares decorados com talhas douradas.

Com a pedra sabão, matéria-prima local, substituíram o mármore europeu e encontraram soluções originais para a decoração de cada uma das igrejas. Por trás das fachadas simples levantavam colunas retorcidas e esculpiram anjos.

Um comentário:

  1. Muito linda mesmo essas nossas igrejas,fonte de grandes culturas e religiosidade.

    ResponderExcluir